Terça-feira, 5 de Junho de 2007

SERÁ QUE A DOR DOS MCCANN MERECE TRATAMENTO VIP?

É uma pergunta insistente, que se tem vindo a insinuar perante os meios colocados à disposição da família McCann: porquê tantos privilégios, quando outros na mesma situação tiveram tão poucos? Porque há-de Maddie ser tratada de forma diferente de dezenas de crianças que desaparecem todos os anos em Portugal? A recompensa por uma informação relevante já ascende aos quatro milhões de euros; o Fundo Madeleine, para ajudar nas despesas do casal, superou os 500 mil; um milionário inglês colocou à disposição dos pais um jacto privado; o governo britânico enviou-lhes um porta-voz; o papa Bento XVI concedeu-lhes uma audiência. Afinal, o que há de diferente na dor dos McCann para ela merecer tratamento VIP?

A seguir a este raciocínio vem a análise sociológica. Tudo isto só acontece porque (1) Maddie é loira e de olhos azulados, (2) um anjinho fotogénico com (3) pais que são médicos (4) britânicos, e que estavam de (5) férias no Algarve. Segundo esta teoria, é só quando se faz a conta, de 1 a 5, que o frenesim mediático em torno na criança e a comoção pública que ela gerou encontram a definitiva explicação. Certo? Certíssimo em termos da mecânica da coisa. Mas completamente errado em termos humanos.


Os McCann são católicos e há nos Evangelhos uma passagem chamada Parábola dos Trabalhadores da Vinha (Mateus 20, para quem ainda tiver Bíblia em casa). Em versão adaptada a tempos laicos: um homem saiu cedo para contratar trabalhadores para a vindima. Encontrou uns pelas oito da manhã e combinou pagar-lhes 50 euros pelo dia de trabalho. Contratou outros às 11, uns às duas da tarde, e ainda mais alguns às cinco. Acabado o dia de trabalho, começou a pagar-lhes - e a todos, quer tivessem trabalhado uma ou dez horas, pagou a mesma quantia: 50 euros. Os que tinham estado a trabalhar desde manhã não acharam graça e começaram a protestar: então nós andámos a bulir o dia todo e tu pagas-nos o mesmo que aos que só trabalharam uma hora? O homem respondeu: "Amigo, em nada te prejudico, não combinámos 50 euros? Toma o que é teu e vai. Porque há-de o teu olho ser mau por eu ser bom?"

Eis uma pergunta que ecoa desde as profundezas dos tempos: porque havemos de ter inveja dos privilégios dos outros? O mal não é que os pais de Maddie tenham este tipo de tratamento - o mal é outros não o terem. Não são eles que devem optar pela resignação pobrezinha; são os outros que deveriam ter idêntica capacidade para impor a sua presença. A luta dos McCann é dupla: contra o desaparecimento da filha do seu quarto de hotel, e contra o desaparecimento da filha da casa de todos nós. Eles sabem que a melhor forma de encontrar Maddie é mantê-la na agenda mediática. E essa clareza de pensamento vale mais do que mil lágrimas derramadas.

 

João Miguel Tavares
Jornalista
jmtavares@dn.pt

publicado por arco íris às 04:37

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De fernando a 6 de Junho de 2007 às 23:59
graca aquela muida que estava dada como desaparecida nao era verdade?
De arco íris a 7 de Junho de 2007 às 00:10
Também só sei o que li no site do Rui Pedro, eu tinha recebido um mail no serviço com essa informação, mas como sabemos, por vezes são verdadeiras, dei-lhe credibilidade quando vi a info no site, certamente foi dar uma volta para arejar a cabeça e voltou, oxalá tenha sido isso.
De fernando a 7 de Junho de 2007 às 00:13
nao sei mas qualquer maneira tenho o mesmo video no youtube mas sem ela la ate ter a certeza.

Comentar post

.links

.arquivos

.mais sobre mim

.posts recentes

. ...

. ...

. Corpo de Carina Ferreira ...

. CARINA FERREIRA

. Folhetos distribuídos por...

. E o que se tem feito para...

. Mulher de Gonçalo Amaral ...

. ...

. Como é que se enterra um ...

. ...

. Desaparece misteriosament...

. Crónicas

. ...

. Gerry McCann's call home ...

. Kate left kids 3 hours a ...

. Nova legislação feita à m...

. Arquivado processo de abu...

. WE NEVER GOT HELP LIKE TH...

. British police attack Por...

. Refrescando as ideias... ...

. Casal McCann pronto para ...

. Uma entrevista decapitou ...

. Mais um acto da prepotênc...

. UE: Ministros da Justiça ...

. MEU LOUVOR A GONÇALO AMAR...

. Sky Special: Did The McCa...

. Associação já tem mais de...

. Photo Girl 'Not Missing M...

. "SERÁ QUE DEUS EXISTE?"

. Would an implanted chip h...

. RUI PEREIRA - FAZ HOJE 22...

. Freno al folletín de los ...

. A mãe não deitou uma únic...

. MADELEINE: THE MISSING SE...

. Código Ambar Cancelado

. Código Ambar Emitido Hoje

. Rail Death Teen's Mother ...

. Dono da Virgin oferece 15...

. Olegário queixava-se de f...

. Ylenia

. Psicólogos dizem que perf...

. A ESTRANGEIRA

. José Cabrera Forneiro, es...

. RETRATO DA FAMILIA McCANN

. A opinião de cientistas ...

. COMUNICADO DA PGR / Madel...

. PJ acredita que Kate mato...

. Caso Maddie na imprensa m...

. Perplexidades

. Críticas à PJ -

blogs SAPO