Sexta-feira, 12 de Outubro de 2007

Arquivado processo de abusos a Joana

O processo relativo aos alegados abusos sexuais de que a pequena Joana teria sido vítima antes da morte – pela qual foram condenados a mãe e o tio, Leonor e João Cipriano – foi arquivado pelo Ministério Público (MP) de Portimão.

Segundo o CM apurou junto de fontes judiciais, a decisão, conhecida ontem, teve por base a existência de “dúvidas” do MP relativamente à proveniência de vestígios de sangue e de sémen encontrados pela Polícia Judiciária num par de cuecas da criança de oito anos, bem como num lençol e numa colcha da sua cama e ainda numa t-shirt.

No inquérito tinham sido constituídos arguidos Leonor e João Cipriano, bem como o padrasto de Joana, António Leandro. Um outro tio da menina, Nelson Cipriano, chegou também a ser investigado neste caso mas o processo respectivo fora já arquivado pelo Ministério Público.


O sémen de Leandro foi encontrado ,“com grande probabilidade”, nas cuecas e no referido lençol. No entanto, a procuradora-adjunta do MP encarregue do processo entendeu existirem “dúvidas” sobre o modo como o sémen chegou a tais peças de roupa: poderia ter sido através de contacto sexual com a menor mas também de contágio com outro vestuário (a limpeza e tratamento das roupas eram negligenciadas na habitação da menina de oito anos). Além disso, sustenta o MP, Leandro nunca admitiu quaisquer contactos sexuais com Joana e recusou mesmo fornecer amostras biológicas para exames de ADN. A procuradora considerou ser “inútil” a realização de novos estudos a amostras genéticas do padrasto da menina.

João Cipriano negou igualmente tal envolvimento, apesar de ser dele o sémen detectado na t-shirt, facto que, contudo, se poderá explicar pelo facto (admitido pelo próprio) de ter mantido relações sexuais com a irmã, Leonor Cipriano.

No despacho de arquivamento refere-se também que todas as pessoas ouvidas nunca desconfiaram de qualquer envolvimento sexual entre Joana e os dois homens.

Quanto a Leonor Cipriano, o MP entende que não foram recolhidos indícios suficientes que permitissem concluir ter a mesma conhecimento de que a filha era vítima de abusos sexuais, ou que tivesse qualquer intervenção nessa situação.

 

CM 12/10/07

tags:
publicado por arco íris às 14:49

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De MOENDO CAFÉ a 15 de Outubro de 2007 às 11:57
Este espaço é muito importante porque mostra o que se passa com as crianças e a falta de acompanhamento que estes casos merecem. As nossas crianças, todas as crianças que não podem gritar nem ser crianças têm que ter quem grite por elas. Relativamente a este caso, eu não tenho muitas dúvidas sobre a promiscuidade e culpabilidade dos adultos em relação a um ser frágil e desprotegido. Mas são pessoas que vivem nas abas da sociedade essa sim responsável, em primeira mão, tal como os governos, pelo que acontece. Já no caso McCann sou mais dura a analisar porque as responsabilidades dos actores são muito, muito maiores.

Comentar post

.links

.arquivos

.mais sobre mim

.posts recentes

. ...

. ...

. Corpo de Carina Ferreira ...

. CARINA FERREIRA

. Folhetos distribuídos por...

. E o que se tem feito para...

. Mulher de Gonçalo Amaral ...

. ...

. Como é que se enterra um ...

. ...

. Desaparece misteriosament...

. Crónicas

. ...

. Gerry McCann's call home ...

. Kate left kids 3 hours a ...

. Nova legislação feita à m...

. Arquivado processo de abu...

. WE NEVER GOT HELP LIKE TH...

. British police attack Por...

. Refrescando as ideias... ...

. Casal McCann pronto para ...

. Uma entrevista decapitou ...

. Mais um acto da prepotênc...

. UE: Ministros da Justiça ...

. MEU LOUVOR A GONÇALO AMAR...

. Sky Special: Did The McCa...

. Associação já tem mais de...

. Photo Girl 'Not Missing M...

. "SERÁ QUE DEUS EXISTE?"

. Would an implanted chip h...

. RUI PEREIRA - FAZ HOJE 22...

. Freno al folletín de los ...

. A mãe não deitou uma únic...

. MADELEINE: THE MISSING SE...

. Código Ambar Cancelado

. Código Ambar Emitido Hoje

. Rail Death Teen's Mother ...

. Dono da Virgin oferece 15...

. Olegário queixava-se de f...

. Ylenia

. Psicólogos dizem que perf...

. A ESTRANGEIRA

. José Cabrera Forneiro, es...

. RETRATO DA FAMILIA McCANN

. A opinião de cientistas ...

. COMUNICADO DA PGR / Madel...

. PJ acredita que Kate mato...

. Caso Maddie na imprensa m...

. Perplexidades

. Críticas à PJ -

blogs SAPO