Quarta-feira, 12 de Setembro de 2007

RETRATO DA FAMILIA McCANN

GERRY SÓ FOI ACEITE POR SER CATÓLICO

As origens sempre foram ponto de divisão entre Kate e Gerry, a menina de famílias tradicionais e abastadas de Liverpool com um escocês de classe social inferior. Os dois cruzaram-se em Glasgow, colegas no curso de Medicina, quando Kate se hospedava em casa da tia Philomena.

Na universidade, a mãe de Maddie era conhecida “como distante e snob, fruto de uma educação muito conservadora”, adianta ao CM fonte próxima do casal. “Ele sempre foi mais sociável e subiu a pulso”.

Gerry nunca foi muito bem aceite mas tinha a favor a Igreja: “Kate e a família sempre foram ultracatólicos”, afirma a mesma fonte.

Casaram em 1999 e mudaram-se para uma pequena casa em Leicester, vizinhos dos colegas Fiona e David Payne, um dos casais com quem passaram férias na Praia da Luz. Têm a mesma idade e só não se especializaram juntos porque Kate optou por clínica geral e o então namorado decidiu-se pela cardiologia. Gerry concluiu os estudos na Holanda, onde os McCann viveram em 2003, e Maddie nasceu em Amesterdão por fertilização in vitro. Desde o início que tentavam ter filhos.

O casal voltou com a filha a Leicester e, dois anos depois, nasciam os gémeos Sean e Amelie – Gerry já estava bem colocado no Glenfield Hospital e era altura de comprar uma casa maior. Escolheram uma vivenda em Rothley, a pouco mais de dez minutos de carro, e “era ali que contavam criar as três crianças”, lamentam os amigos.

Brian Kennedy, tio de Kate, é quem está mais próximo do casal, o único a viver em Rothley. A família divide-se entre Londres, Liverpool e Glasgow, com uma das irmãs de Gerry, Philomena, a dar frequentes entrevistas em defesa do casal. Com o mesmo nome, também a tia de Kate em Glasgow está ao lado da sobrinha – quando Maddie desapareceu foi para a porta do Parlamento com um cartaz.

Durante um ano, entre Maio do ano passado e as férias no Algarve, o médico deixava os serviços de cardiologia, em Leicester, fazia os 13 quilómetros até à vila e parava a sua carrinha no largo do centro: adorava sentar-se no The Royal Oak. Mas o futebol e a conversa ao balcão do pub eram também parte das tardes ao fim-de-semana, enquanto Kate se entretinha com os filhos e passava discreta pela florista na porta ao lado. “Ela adora flores.” E foi por isso que na segunda-feira de manhã, quatro meses depois da partida para a Praia da Luz, Gwineth decidiu ir até à Orchard House com um balde cheio de rosas amarelas. Mas não passou da porta.

O casal sempre fez por uma vida discreta, virados para a Igreja, família e poucos amigos. “A Kate vinha cá muito”, adianta a florista ao CM, mas nunca foi uma pessoa expressiva. “Aquela é mesmo a cara dela. Já a filha era muito observadora, lembro-me da Maddie a brincar no passeio mesmo aqui à frente. Isto é chocante para todos nós.”

Gwineth recorda uma família de médicos “respeitada pela comunidade” Foi ela a forrar a praça de flores pelo regresso da criança. Mas hoje já não arrisca opinião sobre o crime. “Com tudo o que ouvimos era impossível não haver dúvidas...”

CM 12/09/07

 

tags:
publicado por arco íris às 14:54

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.links

.arquivos

.mais sobre mim

.posts recentes

. ...

. ...

. Corpo de Carina Ferreira ...

. CARINA FERREIRA

. Folhetos distribuídos por...

. E o que se tem feito para...

. Mulher de Gonçalo Amaral ...

. ...

. Como é que se enterra um ...

. ...

. Desaparece misteriosament...

. Crónicas

. ...

. Gerry McCann's call home ...

. Kate left kids 3 hours a ...

. Nova legislação feita à m...

. Arquivado processo de abu...

. WE NEVER GOT HELP LIKE TH...

. British police attack Por...

. Refrescando as ideias... ...

. Casal McCann pronto para ...

. Uma entrevista decapitou ...

. Mais um acto da prepotênc...

. UE: Ministros da Justiça ...

. MEU LOUVOR A GONÇALO AMAR...

. Sky Special: Did The McCa...

. Associação já tem mais de...

. Photo Girl 'Not Missing M...

. "SERÁ QUE DEUS EXISTE?"

. Would an implanted chip h...

. RUI PEREIRA - FAZ HOJE 22...

. Freno al folletín de los ...

. A mãe não deitou uma únic...

. MADELEINE: THE MISSING SE...

. Código Ambar Cancelado

. Código Ambar Emitido Hoje

. Rail Death Teen's Mother ...

. Dono da Virgin oferece 15...

. Olegário queixava-se de f...

. Ylenia

. Psicólogos dizem que perf...

. A ESTRANGEIRA

. José Cabrera Forneiro, es...

. RETRATO DA FAMILIA McCANN

. A opinião de cientistas ...

. COMUNICADO DA PGR / Madel...

. PJ acredita que Kate mato...

. Caso Maddie na imprensa m...

. Perplexidades

. Críticas à PJ -

blogs SAPO