.Police (00 351) 213 574 566 International Crimestoppers 00 44 18 83 73 13 36.

.ALICE.

Terça-feira, 2 de Outubro de 2007

MEU LOUVOR A GONÇALO AMARAL, ATITUDES, PRECISAM-SE

 

PJ acusa polícia inglesa de estar a favorecer o casal Mc Cann


PAULA MARTINHEIRA
JOSÉ MANUEL OLIVEIRA

 DN 02/10/07

"A polícia britânica tem estado unicamente a trabalhar sobre aquilo que o casal McCann pretende e lhe convém." Foi num tom explosivo e revoltado que o coordenador da investigação sobre o caso Madeleine, Gonçalo Amaral, comentou em breves declarações ao DN a notícia publicada ontem em vários jornais ingleses. Esta notícia dava conta de um e-mail anónimo enviado para o site oficial do príncipe Carlos, que acusa uma ex-empregada do The Ocean Club de ter raptado a menina de quatro anos, por vingança para com a administração do aldeamento, situado na Praia da Luz, depois de ter sido despedida.

"Essa situação está completamente posta de parte, não tendo qualquer credibilidade para a polícia portuguesa", afirmou ao DN o responsável pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Portimão, para quem os seus colegas ingleses "têm vindo a investigar dicas e informações criadas e trabalhadas pelos McCann, esquecendo-se que o casal é suspeito da morte da sua filha Madeleine".

"Essa história do rapto por vingança é mais um facto trabalhado pelos McCann", acusou Gonçalo Amaral, frisando que o The Ocean Club "está situado na Praia da Luz e não em Londres, o que significa que tudo o que diga respeito ao aldeamento e respectivos funcionários (actuais ou ex) já foi ou está a ser investigado pela Polícia Judiciária". "Não é um e-mail, ainda por cima anónimo, que é fácil de saber de onde partiu, que vai distrair a nossa linha de investigação", frisou aquele responsável.

Gonçalo Amaral, antes de estar no DIC de Portimão, esteve na Directoria de Faro da PJ, sendo responsável sobretudo pelo combate ao tráfico de droga.

A posição do coordenador do DIC de Portimão da PJ vem, aliás, ao encontro das declarações prestadas ao DN pelo presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), Carlos Anjos, que acusa Gerry e Kate McCann de, "ao anunciarem diariamente um facto novo, pretenderem distrair e atrapalhar a investigação". Para aquele responsável, tal como o DN noticiou, "os McCann iniciaram uma campanha de descredibilização da polícia portuguesa quando esta apresentou a tese da morte da menina, substituindo, assim, a do rapto, que muito lhes convinha". "Enquanto subsistiu a tese do desaparecimento por suspeita de rapto, a PJ era uma companhia muito agradável para o casal. Quando as coisas mudaram e passou a haver a tese da morte, mudou radicalmente a postura dos McCann, os quais, aliás, nunca ajudaram nem facilitaram, desde o princípio, a investigação".

De resto, em finais de Agosto, princípios de Setembro, poucos dias antes de Gerry e Kate terem sido constituídos arguidos, por suspeitas da morte por negligência da sua filha Madeleine, um alto responsável da Judiciária proferiu o seguinte comentário: "Depois de termos comprado uma guerra com os media britânicos, agora estamos a comprar outra com a polícia inglesa."

Nas últimas semanas, a Polícia Judiciária tem estado remetida ao silêncio, para o que contribuiu o facto de o porta-voz daquela força para o caso, Olegário Sousa, ter entretanto deixado essas funções, que desempenhava desde o desaparecimento da criança. |
publicado por arco íris às 15:31

link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Silênco Culpado a 2 de Outubro de 2007 às 23:27
Pois a verdade não é só uma e este é um caso composto por várias parcelas de verdade. Para mim parece-me óbvio que os McCann manipulam até dizer chega a agenda mediática de forma a passar a versão dos factos que lhes convém. Agora que a PJ tem tido dificuldade em comunicar e em lidar com todo este mediatismo, também tem. Se Gonçalo Amaral foi demitido por dizer o que pensava acho muito mal, se existem outras razões para além dessa, nós não sabemos.
De arco íris a 2 de Outubro de 2007 às 23:52
Só pode ter sido por ter falado, este tem sido o comportamento deste governo subserviente e autoritário. Quando no Daily Mail retratam negativamente a Pj e pessoalmente este inspector, ver meu post de 16/9 Madeleine : Police on trial for torturing mother of another missing girl ", Quando numa grande reportagem a sKy News volta a atacar a Pj , Quando os MacCann gozam a torto e direito com os lorpas dos portugueses, a atitude deste inspector foi bastante do meu agrado, dou-lhe os Parabéns.
De Silêncio Culpado a 3 de Outubro de 2007 às 01:36
Subscrevo inteiramente o que diz. Depois de ler as notícias do dia e até mesmo alguns comentários que me deixaram no blogue pessoas que considero, acho que sim, que é como diz.
De Mário a 23 de Julho de 2008 às 13:38
Caros leitores,
Na verdade apenas existe uma realidade "nua e crua" e lamentávelmente reporto-me à morte de uma criança...
Consequentemente, e porque sempre tem de existir um "bode expiatório", partiu o elo mais fraco, que foi o Sr. Inspector Gonçalo Amaral.
Este HOMEM acabou escorraçado, humilhado, mas mesmo assim manteve a sua dignidade.
Só "pulhas" podem ficar insensiveis à saida deste exemplar profissional da Policia, e mais ñ digo sob pena de tb vir a ser processado....eheheh
Bom, vou terminar fazendo apenas mais um reparo: já alguém se preocupou com os danos psicologicos causados a este Inspector, que também é ser humano, e deveria ser um exemplo a seguir e ñ cruxificado como mártir?
Os meus parabens pela sua dignidade Sr.Inspector, e mantenha sempre viva a experança que um dia a verdade venha ao de cima.
De arco íris a 24 de Julho de 2008 às 02:01
Obrigada pela visita, respondi-lhe com um novo post.
cumprimentos
De Mario a 23 de Julho de 2008 às 21:42
Bom, cheguei neste momento a casa e ñ só por curiosidade visitei o Blog, mas sim porque é uma preocupação crescente face as injustiças cometidas num pleno "estado de direito"...
Na verdade gostei do Blog, e garantidamente vou entrar diáriamente, mas antes de mais nada os meus sinceros parabéns ao seu autor.
Várias questões se levantam, mas umas mais que outras são dignas de registo.
Estou a comentar porque a determinada altura da minha vida tudo se desmoronou e só c/ grande sacrificio superei tão grande injustiça...
Sinto na pele o que se está a passar c/ o Dr. Gonçalo Amaral, sei plenamente as suas conviccções e ideais, mas tb sei que está numa luta c/ "tubarões da pesada"..., em que sózinho na luta, ñ vai ser fácil, pq só coragem ñ chega...
Imagino as ameaças que sofre, as limitações que se sobrepõem aos seus ideais, quiçá um desistir em breve, de uma luta que sabe ser legítima mas que na verdade outros valores falam bem mais alto (familia)
Este HOMEM vai necessitar da nossa ajuda pq o "barril de pólvora" vai explodir, e mais uma vez temo por outra injustiça.
Percebe-se a simplicidade, a honestidade , e todos os mais altos valores na postura do Dr. Gonçalo Amaral, mas resignação NUNCA , porque garantidamente quem sabe o que é a investigação criminal e todas as suas limitações, sabe garantidamente que o homem tem razão.
As mágoas ficam, os anos passam, mas na minha memória, de modo algum quero a consciencia pesada por achar que eventualmente deveria ter feito mais alguma coisa....
É triste quando conhecemos o sistema por inerencia da profissão , mas mais triste é quando temos de engolir em seco...
Sinceramente gostaria de ser mais expansivo e dizer tudo o que me vai na alma mas lamentávelmente nada disso pode acontecer..
Vamos ajudar o HOMEM e pq não agora lançar uma sondagem pública quanto à sua integridade que foi posta em causa?
Os meus melhores cumprimentos

Comentar post

.HOJE.

.links

.arquivos

.mais sobre mim

.posts recentes

. ...

. ...

. Corpo de Carina Ferreira ...

. CARINA FERREIRA

. Folhetos distribuídos por...

. E o que se tem feito para...

. Mulher de Gonçalo Amaral ...

. ...

. Como é que se enterra um ...

. ...

. Desaparece misteriosament...

. Crónicas

. ...

. Gerry McCann's call home ...

. Kate left kids 3 hours a ...

. Nova legislação feita à m...

. Arquivado processo de abu...

. WE NEVER GOT HELP LIKE TH...

. British police attack Por...

. Refrescando as ideias... ...

. Casal McCann pronto para ...

. Uma entrevista decapitou ...

. Mais um acto da prepotênc...

. UE: Ministros da Justiça ...

. MEU LOUVOR A GONÇALO AMAR...

. Sky Special: Did The McCa...

. Associação já tem mais de...

. Photo Girl 'Not Missing M...

. "SERÁ QUE DEUS EXISTE?"

. Would an implanted chip h...

. RUI PEREIRA - FAZ HOJE 22...

. Freno al folletín de los ...

. A mãe não deitou uma únic...

. MADELEINE: THE MISSING SE...

. Código Ambar Cancelado

. Código Ambar Emitido Hoje

. Rail Death Teen's Mother ...

. Dono da Virgin oferece 15...

. Olegário queixava-se de f...

. Ylenia

. Psicólogos dizem que perf...

. A ESTRANGEIRA

. José Cabrera Forneiro, es...

. RETRATO DA FAMILIA McCANN

. A opinião de cientistas ...

. COMUNICADO DA PGR / Madel...

. PJ acredita que Kate mato...

. Caso Maddie na imprensa m...

. Perplexidades

. Críticas à PJ -

blogs SAPO